sábado, junho 20, 2015

CRIAR CAPRINOS E OVINOS, AINDA É A MELHOR FONTE DE RENDA PARA OS CRIADORES.

Com a implantação de um projeto de caprinocultura de corte, cerca de 35 famílias da comunidade de Boqueirão, localizada no município de Abaré, iniciaram uma nova modalidade no campo da agropecuária local. A iniciativa foi da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Foram adquiridos 104 animais, sendo dois reprodutores caprinos, 02 reprodutores ovinos, 50 matrizes ovinas e 50 matrizes caprinas, além de equipamentos, a exemplo de uma forrageira, e implantado um aprisco e 35 hectares de pastagens na comunidade. Os beneficiários também receberam capacitação e aprenderam como trabalhar com o manejo dos animais, além de oferecerem uma contrapartida ao projeto no valor de R$ 11 mil. O investimento total foi de R$110 mil.
De acordo com o coordenador de Projetos Produtivos, Anselmo Baleeiro, a implantação do projeto teve como finalidade estruturar um núcleo comunitário de criação de caprinos e ovinos visando à produção e a distribuição de matrizes e reprodutores para a melhoria do rebanho, além da formação de reserva estratégica de alimentos. “Estimulamos o plantio de palma forrageira e de capim buffel como alternativa alimentar para o rebanho da agricultura familiar”, disse.
Seu Francisco Jericó, agricultor, conta com alegria como o projeto ajudou na melhoria de qualidade de vida das famílias da comunidade. “Passamos por um período muito difícil de seca e não tínhamos muita esperança de ter uma fonte de renda. A criação de caprinos e ovinos ajudou no desenvolvimento da nossa região. Agora temos animais bons e de raça”, contou.
Com a conquista do projeto, os agricultores ligados a Associação dos Produtores Rurais de Boqueirão se sentiram estimulados na realização das atividades e hoje servem como modelo de produção animal para outras localidades.
Segundo seu Francisco, as famílias beneficiadas já fornecem matrizes e reprodutores para outros pequenos criadores. A prática promove a sustentabilidade da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura do Território de Identidade de Itaparica. “Montamos um núcleo de criação de caprinos e somos referência para os agricultores da região”, contou com orgulho.
Fonte: site Chorrochoonline

Nenhum comentário: