domingo, dezembro 13, 2015

RESULTADOS POSITIVOS DO SEMINÁRIO REALIZADO PELO PIBID/CESVASF



Entre os dias 19 a 21 de novembro, estudantes de Biologia, Letras, Geografia, História, Pedagogia, Matemática e Física participaram da Semana de Integração Curricular: “Sinergia de saberes e experiências” e do II Seminário Integrador do PIBID/CESVASF: “Diferentes Olhares na Formação do Professor realizado no Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco – Belém do São Francisco-PE. O evento consagra a realização de trabalhos vivenciados durante todo o semestre, baseados em problematizações sugeridas pelos professores. 

Para socializar os temas discutidos, o evento contou com a presença de alunos de todos os semestres do curso, o que tornou a atividade ainda mais especial. “Deixamos de lado a apresentação dividida por turmas/cursos, porque isso fazia com que cada professor estivesse presente em apenas um dia. Optamos, neste semestre, incluir todos os períodos na programação, articulando todos e transformando o já vivido em algo maior, já que as questões Curricular e Interdisciplinar são o centro”, explica o Diretor Valmir Pires Campos. 

Os trabalhos apresentados pelos estudantes possibilitavam um olhar sobre a prática pedagógica materializada nas escolas pelos docentes na Educação Básica e, com este inventário, a elaboração de um plano de intervenção. “Essa pesquisa foi muito importante para nós professores, porque, lidando com a situação da educação nas escolas públicas das cidades de Floresta e Belém do São Francisco, conseguimos identificar dificuldades existentes no seio da escola, da prática pedagógica, com possibilidades de ampliação da solução para os demais estudantes de outras cidades que exercem o papel de Educador”, afirmou o professor e coordenador do PIBID Matemática, Jurandir Lopes.

Para a Presidente da Autarquia, Ana Gleide de Souza Leal Sá, “a Semana de Integração Curricular e o II Seminário Integrador do PIBID/CESVASF celebram a caminhada do CESVASF na histórica missão de formar professores com práticas inovadoras no interior de Pernambuco e da Bahia.”
Segundo os alunos, a Semana de Integração Curricular foi muito proveitosa, diferencial marcante no currículo e na aprendizagem, que gerou um sentimento de partilha e de convergência de saberes das diversas Licenciaturas.


De acordo com o Coordenador do Núcleo de Prática Pedagógica, Adriano Sobral, no início do semestre de 2016, a Semana de Integração Curricular – edição 2016 será programada e aperfeiçoada, sobretudo porque um evento desse porte não se encerra, se reinventa, para ele: “estamos oportunizando um salto qualitativo no nosso fazer, um exercício de dialogar saberes e fazeres, uma atitude frente ao conhecimento exigente para o mundo da complexidade. Não é fácil, não é novo, mas é preciso potencializar esse clima em 2016. Exercitamos encontros possíveis em um mesmo campo de conhecimento e com outras áreas, é um caleidoscópio, esse momento se refaz incessantemente. 2016 será palco de voos mais ousados na convergência de saberes.”

Nenhum comentário: