Entre os dias 19 a 21
de novembro, estudantes de Biologia, Letras, Geografia, História, Pedagogia,
Matemática e Física participaram da Semana de Integração Curricular: “Sinergia
de saberes e experiências” e do II Seminário Integrador do PIBID/CESVASF:
“Diferentes Olhares na Formação do Professor realizado no Centro de Ensino
Superior do Vale do São Francisco – Belém do São Francisco-PE. O evento
consagra a realização de trabalhos vivenciados durante todo o semestre,
baseados em problematizações sugeridas pelos professores.
Para socializar os
temas discutidos, o evento contou com a presença de alunos de todos os
semestres do curso, o que tornou a atividade ainda mais especial. “Deixamos de
lado a apresentação dividida por turmas/cursos, porque isso fazia com que cada
professor estivesse presente em apenas um dia. Optamos, neste semestre, incluir
todos os períodos na programação, articulando todos e transformando o já vivido
em algo maior, já que as questões Curricular e Interdisciplinar são o centro”,
explica o Diretor Valmir Pires Campos.
Os trabalhos
apresentados pelos estudantes possibilitavam um olhar sobre a prática
pedagógica materializada nas escolas pelos docentes na Educação Básica e, com este
inventário, a elaboração de um plano de
intervenção. “Essa pesquisa foi muito importante para nós professores, porque,
lidando com a situação da educação nas escolas públicas das cidades de Floresta
e Belém do São Francisco, conseguimos identificar dificuldades existentes no seio
da escola, da prática pedagógica, com possibilidades de ampliação da solução
para os demais estudantes de outras cidades que exercem o papel de Educador”,
afirmou o professor e coordenador do PIBID Matemática, Jurandir Lopes.
Para a Presidente da
Autarquia, Ana Gleide de Souza Leal Sá, “a Semana de Integração Curricular e o
II Seminário Integrador do PIBID/CESVASF celebram a caminhada do CESVASF na
histórica missão de formar professores com práticas inovadoras no interior de
Pernambuco e da Bahia.”
Segundo os alunos, a
Semana de Integração Curricular foi muito proveitosa, diferencial marcante no
currículo e na aprendizagem, que gerou um sentimento de partilha e de
convergência de saberes das diversas Licenciaturas.
De acordo com o
Coordenador do Núcleo de Prática Pedagógica, Adriano Sobral, no início do semestre
de 2016, a Semana de Integração Curricular – edição 2016 será programada e
aperfeiçoada, sobretudo porque um evento desse porte não se encerra, se
reinventa, para ele: “estamos oportunizando um salto qualitativo no nosso
fazer, um exercício de dialogar saberes e fazeres, uma atitude frente ao
conhecimento exigente para o mundo da complexidade. Não é fácil, não é novo,
mas é preciso potencializar esse clima em 2016. Exercitamos encontros possíveis
em um mesmo campo de conhecimento e com outras áreas, é um caleidoscópio, esse
momento se refaz incessantemente. 2016 será palco de voos mais ousados na
convergência de saberes.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário