FESTA DOS VAQUEIROS

FESTA DOS VAQUEIROS
FESTA DOS VAQUEIROS CHORROCHO-BA

sábado, março 19, 2016

CLUBES DE LEITURA VÃO EMPRESTAR LIVROS A COMUNIDADES CARENTES DE PETROLINA

3 (5)

Os Clubes de Leitura Leia e Leia Mais, criados há sete anos em Petrolina pelo Plenus Colégio e Curso, vão arrecadar e distribuir livros entre comunidades carentes do município no próximo mês de abril. A campanha foi lançada na noite de ontem (17), durante o primeiro encontro anual, que reuniu alunos, familiares e professores na Biblioteca do educandário.

4 (8)

A campanha, que envolve alunos da Educação Infantil até a 3ª Série numa ação voluntária,  é desenvolvida nas três unidades do Plenus  com a doação de livros nos gêneros literários épico, lírico e dramático. De acordo com o coordenador do projeto e professor Genivaldo Nascimento, o passo seguinte será o empréstimo às comunidades. “Chegaremos às periferias do município com a “Fuscateca”, um velho fusquinha caracterizado com as cores do projeto, que vai funcionar como uma biblioteca volante. Após o empréstimo das obras, voltaremos um mês depois para discutirmos com os leitores as impressões e lições advindas da leitura”, adiantou Nascimento.

Durante a primeira reunião do Leia Mais, os sócios dos clubes também aproveitaram o bate-papo para falar sobre os livros que marcaram suas vidas.  A Diretora Pedagógica do colégio, Silvia Santos abriu os pronunciamentos lembrando a criação do projeto e a evolução dos trabalhos. “Os Clubes de Leitura foram criados pela professora Simone Ramos em 2009, e hoje contam com mais de 200 sócios distribuídos no Viva Leitura ( Plenus Junior- Educação Infantil),  Leia (alunos do 6º ao 8º ano) e Leia Mais (do 9º ano a 3ª Série)”, concluiu Silvia Santos.


Em nome da turma, o aluno Vinicius Ribeiro proferiu o juramento e,  com as mãos estendidas, todos se comprometeram “a fazer deste ano um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde”, conforme disse um dia o escritor francês André Maurois. Ao final do encontro, os sócios puderam escolher, em três mesas repletas de livros, as próximas leituras. A proposta é realizar na reunião do mês que vem uma “Roda de Leitura” seguida de uma “Troca de Livros”, duas das atividades dos Clubes mais apreciadas pelos sócios.

Didi Galvão

Nenhum comentário: