sexta-feira, março 04, 2016

ELEIÇÕES 2016-ROMPIMENTO IMPORTANTE EM CANUDOS-BA


As peças do xadrez político Canudense já começam a esboçar seus movimentos. Como todos sabem o mês de junho em ano eleitoral era o período mais importante no calendário eleitoral, por ser quando seriam definidos os candidatos e coligações que disputarão os cargos públicos no dia da eleição. Mas devido alterações promovida pela Lei nº 13.165/2015 a data de realização das convenções para a escolha dos candidatos pelos partidos e para deliberação sobre coligações mudou.

Quem quiser disputar as eleições em 2016 precisa filiar-se a um partido político até o dia 2 de abril, ou seja, seis meses antes da data do primeiro turno das eleições, que será realizado no dia 2 de outubro. Pela regra anterior, para disputar uma eleição, o cidadão precisava estar filiado a um partido político um ano antes do pleito.

Nas eleições deste ano, os políticos poderão se apresentar como pré-candidatos sem que isso configure propaganda eleitoral antecipada, mas desde que não haja pedido explícito de voto. A nova regra está prevista na Reforma Eleitoral 2015, que também permite que os pré-candidatos divulguem posições pessoais sobre questões políticas e possam ter suas qualidades exaltadas, inclusive em redes sociais ou em eventos com cobertura da imprensa.

A data de realização das convenções para a escolha dos candidatos pelos partidos e para deliberação sobre coligações também mudou. Agora, as convenções devem acontecer de 20 de julho a 5 de agosto de 2016. O prazo antigo determinava que as convenções partidárias deveriam ocorrer de 10 a 30 de junho do ano da eleição.

Mudanças do TRE e mais um membro emblemático para cidade conhecida mundialmente por sua história de luta e resistência escreve mais um capítulo, agora na Editoria política, em (03/03/16) houve o rompimento de um acordo que pela lei natural durou muito! Pois como já dizia os mais velhos "água e óleo" não se misturam. Então que a quebra de acordo faz anunciado o nome dos candidatos a prefeitos de Canudos : Márcio Gama X Geo Rabelo.
Agora compete os munícipes já irem montando seu jogo de xadrez, pois as peças já estão montadas e aos pouco segue em movimento , mas a jogada final, o "checkmate" depende de você!


És a pergunta : Márcio ou Geo? Deixe sua opinião. Vale ressaltar que o Portal Comunicação em pauta estará em Canudos em breve! Desde já convida os pré candidatos a participarem de um debate!

Marcio Malta/Jailson Giló/Facebook/Beira Rio Noticias

Nenhum comentário: