quinta-feira, abril 14, 2016

CODEVASF PROMOVE PALESTRA SOBRE A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO AEDES AEGIPTY.



Os funcionários dos Escritórios de Apoio Técnico da Codevasf em Paulo Afonso (BA) e Delmiro Gouveia (AL) participaram de uma palestra voltada para o combate a proliferação do mosquito Aedes Aegipty, causador da Dengue e da Chikungunya e transmissor do Zika vírus. A ação faz parte da campanha deflagrada pelo governo federal em instituições de todo o país contra a proliferação do mosquito, com o objetivo de combater a transmissão dessas doenças.
O evento foi realizado no auditório do Escritório de Apoio Técnico de Paulo Afonso, com apoio do Centro de Controle de Zoonoses, e contou com a participação de funcionários da Codevasf que atuam em Paulo Afonso (6ª EPA) e Delmiro Gouveia (5ª EDG). O palestrante foi o agente de Saúde Bruno Martins dos Santos, que apresentou detalhes do Plano Emergencial de enfrentamento da Dengue, Zika e Chikungunya naquele município.
Segundo a analista em desenvolvimento regional da Codevasf em Paulo Afonso, Eruska Nunes, que participa da campanha, ficou acertado no encontro a implantação de uma horta de Citronela - planta aromática popularmente conhecida pelo seu efeito positivo quando se pretende afastar insetos como mosquitos, e cujo óleo essencial é muito usado na fabricação de repelentes contra esses insetos. Uma vez implantada esta horta, haverá a distribuição de mudas para os funcionários e a população em geral.
Outra ação planejada pelos participantes da palestra na 6ª EPA é a realização de um "Faxinaço" no próximo dia 22 deste mês, quando, além de mais uma inspeção de possíveis focos de proliferação do mosquito na sede do escritório, será feita a distribuição de panfletos educativos e a orientação dos produtores rurais que estiverem presentes no local a respeito desta campanha.


 Codevasf

Nenhum comentário: