sábado, maio 28, 2016

NOVA YORK CONTRATA CABRA PARA LIMPAR UM DE SEUS GRANDES PARQUES


Um rebanho de cabras vai trabalhar este verão no Prospect Park, um dos maiores parques públicos da cidade de Nova York, para limpar as ervas daninhas que crescem de forma descontrolada em algumas áreas deste grande espaço verde.
A entidade gestora do parque, recebeu oito cabras contratadas para esta intervenção. A apresentação oficial do rebanho para limpeza aconteceu dia 22, no último domingo, numa festa pública.

O Prospect Park sofreu danos significativos em 2012, como resultado do furacão Sandy. Cerca de cinquenta árvores de grande porte foram destruídas e alguns dos cantos do parque foram cobrindo de plantas daninhas desde então. Limpeza mecânica nem sempre é fácil e os responsáveis pelo parque são relutantes em aplicar herbicidas em massa.
Localizado na área de Brooklyn e inaugurado em 1867, é um dos maiores parques públicos da cidade de Nova York, com uma área de 237 hectares. Para ter uma ideia de suas dimensões, o Central Park tem 315 hectares.

A alternativa mais ecológica - e singular - ambientalmente amigável para limpar e ervas daninhas, foi a contratação de um pequeno rebanho de cabras que vão andar soltas em uma área restrita do parque para testar a eficácia deste sistema de supressão de vegetação. Será a primeira vez que um parque público em Nova York usa o gado para ajudar a controlar as ervas daninhas.
Pastejo seletivo como um método de limpeza da vegetação tem sido implementado nos últimos anos em centenas de locais em todo o mundo, embora há poucos casos de uso em parques públicos urbanos.

Recuperação da vegetação nativa

Na ausência de árvores, plantas invasoras estão a proliferar e danificar o habitat natural e a capina é uma tarefa mais complexa do que se poderia pensar. "As encostas íngremes são um desafio para jardineiros e máquinas. Mas é um lugar perfeito para as cabras, que comem naturalmente neste tipo de relevo", disse Christian Zimmerman, vice-presidente de Prospect Park Alliance.

Uma vez que as cabras completem o seu trabalho, "vamos plantar novas árvores e arbustos, que ajudam a restaurar o habitat, pássaros e outros animais selvagens no parque", diz Zimmerman.


Capril Virtual

Nenhum comentário: