Foi anunciado pelo
governador Rui Costa(PT) na ultima segunda-feira 31 de Maio, empréstimo de
US$200 milhões, equivalente a R$740 milhões, para o Programa de Restauração e
Manutenção de Rodovias Estaduais, Premar. Rui assinou o empréstimo com o
diretor interino do Banco Mundial para o Brasil (Bird), Boris Utria.
Mas, segunda consta no
site da secretaria de comunicação Social, as rodovias que receberam as
possíveis recuperações nas estruturas das rodovias que cortam o estado da Bahia,
a BA 210, que corresponde ao trecho do distrito de Barra do Tarrachil a Curaçá
no sertão do estado, não será prioridade para o governo.
“Outra importante ação do governo em
relação à malha rodoviária baiana, segundo Pontes, consiste no investimento do
adensamento da malha vicinal em regiões com potencial agrícola, a exemplo da
região oeste da Bahia, que resultou no melhoramento de 9.356 km de rodovias
pavimentadas do estado.
A ampliação das rodovias pavimentadas tem possibilitado, segundo Pontes, integrar as rodovias estaduais às rodovias federais. Ele citou o exemplo da BA-220, estrada de cascalho com 180 km de extensão que está sendo totalmente pavimentada pelo governo do Estado. “Quando concluída, a BA-220 vai ser interligada a três rodovias federais, a BR-110, 116 e 407, cortando os municípios de Cícero Dantas, Euclides da Cunha e Senhor do Bonfim”. Até agora, foi concluída a pavimentação de 130 km da BA-220. “
A ampliação das rodovias pavimentadas tem possibilitado, segundo Pontes, integrar as rodovias estaduais às rodovias federais. Ele citou o exemplo da BA-220, estrada de cascalho com 180 km de extensão que está sendo totalmente pavimentada pelo governo do Estado. “Quando concluída, a BA-220 vai ser interligada a três rodovias federais, a BR-110, 116 e 407, cortando os municípios de Cícero Dantas, Euclides da Cunha e Senhor do Bonfim”. Até agora, foi concluída a pavimentação de 130 km da BA-220. “
Referente
a manutenção das rodovias baianas, “ e de acordo com o diretor da SIT, o governo baiano estuda,
agora, uma nova modelagem de licitação que possibilite à empresa responsável
pela construção das rodovias pavimentadas a sua conservação e manutenção por
cinco a dez anos. “Isso possibilitará a redução de custos para o governo ao
mesmo tempo em que garante a conservação das estradas recuperadas ou
pavimentadas por um tempo mais longo”.
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