quarta-feira, junho 01, 2016

BA 210 NO SERTÃO DA BAHIA, NÃO SERÁ PRIORIDADE PARA O GOVERNO DO ESTADO.


Foi anunciado pelo governador Rui Costa(PT) na ultima segunda-feira 31 de Maio, empréstimo de US$200 milhões, equivalente a R$740 milhões, para o Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias Estaduais, Premar. Rui assinou o empréstimo com o diretor interino do Banco Mundial para o Brasil (Bird), Boris Utria.


Mas, segunda consta no site da secretaria de comunicação Social, as rodovias que receberam as possíveis recuperações nas estruturas das rodovias que cortam o estado da Bahia, a BA 210, que corresponde ao trecho do distrito de Barra do Tarrachil a Curaçá no sertão do estado, não será prioridade para o governo.

Outra importante ação do governo em relação à malha rodoviária baiana, segundo Pontes, consiste no investimento do adensamento da malha vicinal em regiões com potencial agrícola, a exemplo da região oeste da Bahia, que resultou no melhoramento de 9.356 km de rodovias pavimentadas do estado. 

A ampliação das rodovias pavimentadas tem possibilitado, segundo Pontes, integrar as rodovias estaduais às rodovias federais. Ele citou o exemplo da BA-220, estrada de cascalho com 180 km de extensão que está sendo totalmente pavimentada pelo governo do Estado. “Quando concluída, a BA-220 vai ser interligada a três rodovias federais, a BR-110, 116 e 407, cortando os municípios de Cícero Dantas, Euclides da Cunha e Senhor do Bonfim”. Até agora, foi concluída a pavimentação de 130 km da BA-220. 


Referente a manutenção das rodovias baianas, “ e de acordo com o diretor da SIT, o governo baiano estuda, agora, uma nova modelagem de licitação que possibilite à empresa responsável pela construção das rodovias pavimentadas a sua conservação e manutenção por cinco a dez anos. “Isso possibilitará a redução de custos para o governo ao mesmo tempo em que garante a conservação das estradas recuperadas ou pavimentadas por um tempo mais longo”.

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