FESTA DOS VAQUEIROS

FESTA DOS VAQUEIROS
FESTA DOS VAQUEIROS CHORROCHO-BA

quinta-feira, junho 30, 2016

LÁ! EUCLIDES DA CUNHA RECEBE UNIDADE DO IFBA, CISTERNAS E VIATURAS. E CÁ?

Governador Rui Costa inaugura o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBA), no município de Euclides da Cunha

Os baianos do nordeste do estado já podem concorrer às 1,5 mil vagas da nova unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), inaugurada em Euclides da Cunha, nesta terça-feira (28), com a presença do governador Rui Costa. Ainda foram entregues na ocasião uma quadra poliesportiva construída no Bairro América, 250 cisternas de consumo, por meio do Programa de Universalização do Acesso à Água, e cinco viaturas também para os municípios de Antas, Novo Triunfo, Cícero Dantas e Fátima. Segundo Rui, até o dia 30 de julho, toda a frota da Polícia Militar será renovada.

Sobre o Ifba, o governador destacou que já são 35 unidades, em Salvador e outros municípios da região metropolitana e interior do estado. “Quero conclamar os prefeitos da região, pois esta unidade não é para atender apenas Euclides da Cunha”, afirmou. De acordo com Rui Costa, este conceito de regionalização, principalmente nas áreas de educação e saúde, é aplicado nos países mais ricos e desenvolvidos da Europa, como a Alemanha, um dos que ele visitou. “Com isso, podemos garantir alta qualidade e alta performance, sem desperdiçar recursos com uma unidade com estrutura deste tamanho em cada cidade”.

De acordo como reitor do Ifba, Renato Anunciação, 70% dos alunos da instituição têm renda familiar menor que meio salário mínimo. “Precisamos dar alimentação, transporte, fardamento, óculos, e cada unidade nossa conta com pedagogo, assistente social, médico e nutricionista. Alguns alunos selecionados pelo nosso programa também recebem uma bolsa de meio salário mínimo. Este é um processo de revolução na educação deste país. Nós últimos dez anos, nós multiplicamos por mais de cinco vezes o número de escolas e o número de alunos matriculados nos Institutos Federais do Brasil”. Segundo ele, 4 mil alunos estavam matriculados nas unidades do estado, hoje são 30 mil.

Agricultura

Ainda em Euclides da Cunha, foram assinados dois editais do programa Bahia Produtiva, para ações nas áreas de ovinocaprinocultura e socioambiental. Na ocasião, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) foi autorizada a firmar convênios com oito associações, que totalizam R$ 965 mil, para apoiar a estruturação da agricultura.

“Nós temos apostado na agricultura porque a Bahia é o estado com o maior número de agricultores familiares do País. São 700 mil famílias e cerca de três milhões de baianos. Por isso, estamos apoiando a mecanização, a titulação e distribuição de títulos, a garantia hídrica para consumo e produção e a assistência técnica”, destacou Rui.

Incentivo ao esporte

Para o estudante e atleta Generson dos Santos, 16 anos, a nova quadra é um golaço de placa do Governo do Estado. “Eu jogo bola desde pequeno e temos o sonho de ser jogadores profissionais. Com a quadra, nós temos possibilidade de marcar torneios, amistosos, o que não tínhamos antes. Ficou muito bom para nós".

O treinador e professor de futebol Genivaldo dos Santos, que tem cerca de 80 alunos, comemora a chegada do equipamento esportivo. “As quadras são importantes não apenas para aqueles que querem se profissionalizar, mas também para a prática de esportes voltada para a manutenção da saúde, da cidadania e da educação. A quadra é excelente, invejável. Espero que nós, esportistas, possamos usufruir e cuidar desse espaço onde serão realizados muitos jogos e campeonatos”.

Monte Santo

De Euclides da Cunha, Rui seguiu para o município de Monte Santo, onde entregou uma unidade básica de saúde, uma quadra poliesportiva coberta, mil títulos de terra e pavimentação de ruas no povoado de Pedra Vermelha. Também foram assinados oito convênios por meio do programa Bahia Produtiva.

Até sexta (1º), o governador cumpre uma agenda extensa no interior do estado. Serão oito cidades visitadas e, em alguns casos, a comitiva passa em duas cidades num único dia. Em um ano e meio à frente do Poder Executivo, Rui já fez cerca de 160 viagens pelo interior, visitando mais de 100 cidades.


Ozildo Alves.

Nenhum comentário: