segunda-feira, novembro 12, 2012

APÓS AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE CHORROCHÓ, O BLOG FEZ UMA ANALISE DO PONTO DE VISTA DOS COMENTÁRIOS DE RUA DOS POLÍTICOS E DE SEUS CABOS ELEITORAIS. VEJA AGORA TUDO QUE ACONTECEU NAS ELEIÇÕES NO UNIVERSO POLITICO DE CHORROCHO, NO BLOG CHORROCHOEMFOCO


Eleições 2012- Uma análise dos candidatos eleitos das eleições municipais de Chorrochó entre outros acontecimentos.

CANDIDATOS A PREFEITO.

Rita campos e Sheila Araújo foram eleitas com 3.915 votos, surpresa? Sim, pois o próprio grupo da situação esperava muito, mais muito mais votos do que esses quase 4 mil digitados no dia 7 de Outubro. Eles queriam mais ou menos 1.500 votos de frente, e só ficou em 962 a frente de Rita para Biana de Zebinho. Surpresa em ganhar as eleições? Sim! Pois muitos dizem que era uma candidata desconhecida, que não tinha perfil de política até dentro do próprio grupo de Humberto ela foi muito rejeitada, mais tiveram que engolir Rita Campos, engolir só não! Votar também, mas, esta ai a força que Humberto ainda tem na política de Chorrochó, lembrando os velhos tempos que era José Juvenal o dono dessa “força política”, hoje aliado de Humberto. Mas, existe uma diferença, pois naquela época, segundo se comentam, não existia a famosa compra de votos escandalosa, é por isso que as candidatas eleitas Rita Campos e Sheila Araújo estão aguardando julgamento, pois existem denúncias de crimes eleitorais contra as mesmas. Mais assim mesmo ainda é um grupo político muito forte, é claro que perdeu um pouco de força se comparando com os resultados de eleições passadas. E é bom lembrar que Rita Campos fez sua campanha ao lado do Vereador Oscar Araújo, então ex-candidato a vice em sua chapa. Pois o mesmo foi impugnado devido a problemas com documentação, e só foi retirar sua candidatura nas últimas 48 horas antes do pleito eleitoral, colocando sua irmã Sheila Araújo em seu lugar. Surgiram muitos rumores políticos na época que o novo candidato à vice seria Bady ou Wellington de Valmir, pois o chefe político da situação, Humberto, não estaria muito satisfeito com a chapa. Mais o próprio Oscar confirmou que Humberto disse que Juvenal poderia colocar qualquer pessoa de sua família desde que apta a concorrer nas eleições, onde findou sendo Sheila, muitos até disseram que a chapa melhorou.

Biana de Zebinho e Síntia da Barra - 2.953 foi uma surpresa? Sim! Pois o grupo da oposição esperava ganhar! Mais assim mesmo tiveram muito voto. O grupo da situação fez praticamente toda campanha sem candidato, pois o candidato Zebinho estava impugnado sem chances de concorrer às eleições e se houvesse uma possível vitória, não levar, melhor dizendo, ganha mais não assume! Mas é ai onde está a falha da lei, já que o mesmo não poderia concorrer às eleições nem pra vereador, então por que deixar registrar a candidatura? Essa é uma grande falha da lei da “ficha limpa”. O certo seria que no ato do registro da candidatura, os próprios cartórios eleitorais fizessem um levantamento do candidato.  Se o mesmo não se enquadra na lei da “ficha limpa” já negava sua candidatura, tipo consulta ao SPC SERASA! Mais como estamos no Brasil, e as leis sempre deixam uma “brecha jurídica” dar nisso. Sendo assim o zebinho colocou as “brechas jurídicas” debaixo dos braços e caiu em campo. No entanto o grupo da situação colocou a decisão que Eusébio não poderia ser candidato e caiu em campo também, deixando o eleitorado na dúvida! Até que o grupo da oposição queria trocar de candidato, mas...deixa prá (censurado). A decisão do TJ-BA que o grupo da situação andava mostrando aos eleitores colaborou pra derrota do 36? Sim, pois os eleitores começaram a perguntar: “Zebinho pode ser candidato? e o pessoal do grupo da oposição dava a mesma resposta que o candidato Zebinho respondia:” posso, enquanto não sair à decisão de Brasília! E qualquer coisa eu coloco uma pessoa de minha família” foi assim praticamente a campanha toda. Nas últimas 48 horas, não tão diferente da mudança de Oscar pra Sheila no grupo da situação, Zebinho colocou sua filha Biana para concorrer as eleições no dia 7 de outubro. Sim, não tão diferente do grupo da situação surgiram outros nomes para substituir a chapa de Zebinho e Síntia da Barra. Os nomes mais prováveis era o de: Adriana Araújo, Beto de Arnóbio, Dió das Caraíbas e o atual prefeito Paulo de Baião. Bem só podemos comentar até o resto vocês já sabem né CENSURADO.

VEREADORES

BADY foi eleito com 516 votos, nenhuma surpresa. Já era esperada essa votação do vereador Bady, pelo trabalho que o mesmo vem desempenhando no município.

CIEL JERICÓ - ai sim uma surpresa. Não pela vitória, mais sim pela votação, 447 votos. Era esperada sim uma reeleição do vereador Ciel, mais não era esperada, essa enorme votação. Mas, Surpresas acontecem né!

TÉRCIO DE FAFÁ - seus 416 votos já era esperado também. A surpresa aconteceu bem antes das eleições, que foi sua ida para o grupo político de Humberto coisa essa já mais esperada por muitos, pelo que aconteceu nas eleições de 2004. Essa atitude dele sim foi a grande surpresa. Uma observação, o vereador Tércio foi único denunciado por suspeita de crime eleitoral, e está aguardando julgamento. Isso não queira dizer que o mesmo não assuma, tudo pode acontecer, inclusive nada.

RAFAELA ARAUJO- 357 votos. Surpresa na votação? Surpresa na vitória? Nem tanto na vitória, mais surpresa na votação, pois se comentavam que Etevaldo seu adversário indireto, dentro do Povoado Caraíbas, teria mais voto do que ela. Mas também o “incentivo” que o vereador Oscar, primo dela, deu na sexta-feira dois dias antes das eleições, até eu que não era candidato ganhava!

BETO DE ARNÓBIO- surpresa ou não seus 360 votos? Para os mais próximos surpresa, pois queria muito mais, já para outros, normal. Agora, segundo dizem que,  os compradores de votos caíram em cima dos votos de Beto igual a “urubu na carniça” dizem que chegavam a pagar 1.000 reais para comprar o voto dos eleitores do vereador Beto.

JANE DE BENTO- Surpresa seus 333 votos. Seu grupo político esperava que ela estivesse entre os três primeiros colocados. Jane fez uma campanha tranquila e bonita que chamou até a atenção do grupo político adversário que elogiaram muito sua campanha e principalmente seu discurso no comício de seu grupo.

ETEVALDO- Foi surpresa seus 306 votos, se comentavam que ele teria mais. Mas como citei antes, sua adversária indireta Rafaela o subestimou.

ROSELY DO PEIXE- Um novo nome que surgiu na Barra do Tarrachil que já de cara, recebeu 305 votos de confiança dos chorrochoenses. E a partir de janeiro será representante do povo e principalmente dos pescadores e dos sem terras do distrito da Barra do Tarrachil.

ELIETE DA BARRA- seus 272 votos foram uma grande surpresa! Pois todos falavam que ela seria uma das vereadoras mais votadas, pelo trabalho que ela desempenha em prol da saúde do município. Mais segundo informações os votos dos eleitores de Eliete também foram muito perseguidos pelos compradores de votos. É bom lembrar que Eliete só se elegeu por causa da legenda de seu partido, mas ela se elegeu pra desespero do grupo da situação. Pois ela faz parte do grupo da oposição juntamente com o vereador Beto de Arnóbio. Se um vereador só, na oposição fez o que fez! Imagine agora, dois!

ADRIANA ARAUJO - 283 votos, primeira suplente.

JOCA DE CARLITO DA EMA -272 votos, segundo suplente.

WALTINHO DA BARRA - 270 votos, terceiro suplente.

Ainda teve muito acontecimentos atípicos no período eleitoral de Chorrochó. Por exemplo, ameaças a moradores das casas populares e a beneficiados dos programas sócias do governo federal, varias prisões de pessoas por suspeita de tarem cometendo crime eleitoral no dia das eleições, muitos veículos abordados e apreendidos, a exemplo de uma carreta, isso mesmo, “uma carreta cheia de blocos” no povoado de são José, com fortes suspeita de compra de votos,  invasão de casas pela policia e por autoridades judicias, residências essas,  de pessoas suspeitas de tarem cometendo crime eleitoral, já em outras casas devidos a investigação dos sumiços de documentos da prefeitura depois do afastamento do então prefeito Humberto Gomes. É, de tudo um pouco aconteceu no período das eleições de Chorrochó. Em todo ano eleitoral é assim, sempre acontece uma fato novo que surpreende toda população chorrochoense, daqueles que participam diretamente da campanha, á aqueles que menos agente espera.

.

Nenhum comentário: