sábado, novembro 30, 2013

ECOSPORT, JETTA E FOCUS RECEBEM CINCO ESTRELAS NO LATIN NCAP

EcoSport, Jetta e Focus recebem cinco estrelas no Latin NCAP
O Latin NCAP, entidade independente de segurança viária, divulgou nesta quarta-feira (27) o resultado dos testes do mês de novembro e, pela primeira vez, veículos vendidos no Brasil atingiram a nota máxima de cinco estrelas. Foram três os modelos que foram bem sucedidos nos crash-tests de proteção para adultos: Volkswagen Jetta (produzido no México), Ford Focus (produzido na Argentina) e Ford EcoSport (produzido no Brasil).

O Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina (Latin NCAP), testou novamente o Hyundai HB20 e Ford EcoSport. O hatch da marca coreana, fabricado no Brasil, foi testado novamente depois de a Hyundai ter atualizado as características de segurança do carro, melhorando sua pontuação de três estrelas para a segurança do passageiro adulto e de uma estrela para a segurança do passageiro-criança. A montadora melhorou a proteção das pernas e do peito do motorista, revisando a construção geral do carro e colocando à disposição SRI com dispositivos ISOFIX, como parte original, usado no teste.

A Ford também fez melhorias em seu EcoSport fabricado no Brasil, depois de receber uma pontuação de quatro estrelas para a proteção do ocupante adulto. Para obter cinco estrelas, a marca incorporou um lembrete de cinto de segurança ao banco do acompanhante, patrocinando os testes de impacto lateral. A pontuação de três estrelas para a segurança do ocupante criança da EcoSport não teve alterações.



A terceira geração do Ford Focus e o VW Jetta também obtiveram um resultado cinco estrelas para a segurança do ocupante adulto. Os veículos receberam quatro estrelas para a segurança do ocupante criança, também, usando cadeirinha com isofix.

Já o Chevrolet Malibu, fabricado nos Estados Unidos, recebeu pontuação de quatro estrelas para o ocupante adulto e apenas uma estrela para a segurança do ocupante criança. O veículo testado foi o modelo equipado com dez airbags para a América Latina.

 

 Entenda o teste
Na avaliação do Latin NCAP quanto mais seguro o carro, mais estrelas ele recebe. Os modelos foram avaliados em número de estrelas, que vão de cinco, para segurança ideal para aos ocupantes, a zero, para os mais inseguros.

Nestas avaliações, cada automóvel é submetido a uma colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo deformável, que simula outro carro. O programa já testou, nos últimos três anos, 28 modelos, incluindo a maioria dos carros mais vendidos na região.


Para a proteção dos ocupantes, um bom carro deve satisfazer a duas condições: em colisão, a estrutura não pode entrar em colapso; e deve contar com um absorvedor metálico, em aço ou alumínio, que evita a deformação das longarinas (peças estruturais atrás do para-choque), conhecido como crash box.

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