terça-feira, setembro 30, 2014

BARRA DO TARRACHIL ESTA AINDA NO "VOTO DE CABRESTO"?


O eleitor da Barra do tarrachil distrito de Chorrochó-BA, ainda vive no cabresto eleitoral?
O voto de cabresto é um sistema tradicional de controle de poder político através do abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública. É um mecanismo muito recorrente nos rincões mais pobres do Brasil como característica do coronelismo.

Falam-se muito, que o distrito de Barra do tarrachil é um curral eleitoral de certo grupo político, em plena evolução onde a mídia ajuda a esclarece os direitos e deveres de um político  e ate do eleitor, será se ainda temos alguma comunidade em nosso país que seja unanime ao voto de cabresto? Se eu não estiver enganado, acho que não. O que existe no distrito de Barra do Tarrachil, é uma  união da comunidade nos períodos eleitorais, em dar preferência aos candidatos de sua localidade. Atitude esta, que não é vista pelo eleitorado da sede Chorrochó. Tarrachil e Chorrocho estão praticamente empatados em números de eleitores, e nas últimas cinco eleições para Prefeito e governo, o eleitorado da Barra deram a preferência de seus votos desde  prefeito, vereador e deputados aos políticos de seu distrito. Claro que isso pra muitos se denomina “curral eleitoral” e pra outros não.


A comunidade de Barra do tarrachil tem que analisar se vale a pena passar ai quase 12 anos dando preferência aos políticos de “casa”, ver se o distrito tem uma política de desenvolvimento seria e concreta, não a mendigação e farras com carro de som e adesivos no peito de dois em dois anos, e os político e seus cabos eleitorais de vida boa, e a vida do tarrachiense esta boa também? Será se o eleitor de tarrachil  não esta cansado, desgastado em sempre aperta na mesma tecla? Será se a comunidade de barra do tarrachil não esta na hora de dar oportunidade ao novo? Mas, se esta tudo bem com saúde publica, com a segurança publica, com o aprendizado e com escolas publicas, com o desenvolvimento econômico, esta sendo criando e gerado empregos, esta tudo bem com o saneamento básico, se esta tudo bem com a infraestrutura de distrito, a assistência social esta dando a  atenção devida, os salários em dias dos funcionários, entre outros? Se estiver, ai sim, o eleitorado tem que continuar teclando na mesma tecla.Agora, se isso tudo citado não estiver andando bem, ai o eleitor de tarrachil não tem vontade própria.

Mas, muito se comentam que hoje, o eleitorado da barra do tarrachil não esta satisfeito, e pretende nem se quer ir votar nos dias das eleições. Mais será se essa é forma correta eleitor de se manifestar contra o que esta errado, contra o que você eleitor tarrachiense não esta satisfeito? Se for, acham da melhor forma que lhe for necessário isso é democracia. No entanto, existe outras formas de mostrar sua indignação e protesto, votando em branco ou nulo,ou ate mesmo não votando mais, nos candidato que vocês sempre votaram! Com isso, o eleitor tarrchiense perderá a fama de “eleitor de curral”!


“Vamos sair do terreno da opção para o da escolha. Na escolha você tem que construir aquilo que escolheu". M. Silva.

Nenhum comentário: