terça-feira, fevereiro 16, 2016

BELÉM- PRIMEIRO REUNIÃO DO ANO NA CÂMARA DE VEREADORES.


Redação e imagens, Blog Eloy Netto
No primeiro dia de reunião no poder legislativo de Belém do São Francisco-PE, a tribuna popular foi aberta e algumas pessoas falaram. No entanto, a reunião foi marcada por elogios a organização do carnaval de Belém,como também a tranquilidade que foi o evento. Mais sobrou reclamações na iluminação publica, saneamento básico e reajuste salarial dos funcionários públicos.



Na manha de hoje 16 de fevereiro na câmara de vereadores de Belém, a iluminação publica e o saneamento básico foi reclamação unânime por parte dos vereadores. O Vereador Vandinho Marcula sugeriu que seja criada na prefeitura do município, uma direção de iluminação publica, já que a partir de janeiro desde ano, a responsabilidade da iluminação do município, passou a ser da prefeitura.



O vereador Valdir Moreno, salientou que a taxa de iluminação teve um aumento de quase 300% aumentando de 0,07 centavos a 0,28 centavos. Se falou também em contratar uma empresa  para dar manutenção a iluminação publica do município.

Os vereadores também disseram, principalmente os da oposição, que estão esperando do executivo o projeto de aumento salarial.

A agricultura também foi lembrada pelos legisladores belemitas, pois estava presente na reunião o engenheiro Agrônomo do IPA, Drº Ednardo, que esta querendo implantar um projeto para plantio de pimenta malagueta. Todos Vereadores apoiam a iniciativa do engenheiro.



Drº Henrique Marcula criticou arduamente o governo federal, coisa rara de se ver, em relação à cobrança de energia dos projetos de irrigação. E sugeriu ate, que seja criado uma “bolsa energia”, já que o governo já criou inúmeras “bolsas”.Pois essa cobrança de energia dos agricultores que vivem da agricultura irrigada, pode ser um desmotivador na agricultura. O governo tem que subsidiar os agricultores dos projetos de irrigação. Disse Marcula.
O vereador também alertou sobre a Barragem de “zelinho” que esta precisando de uma atenção, pois já existe alguns buracos e algumas plantas brotando na parede da barragem, isso tem que ser observado com muito cuidado, para não haver uma catástrofe ambiental como ouve em Minas Gerais. Alertou o Vereador Henrique Marcula.
Vandinho disse que o sangrador já foi aumentado, e que a possibilidade de rompimento da barragem, é mínima.



O vereador Vava do Bode iniciou sua fala, lembrando que estamos em ano de eleição, e que caso o pré-candidato Licinio venha a ganhar as eleições, não precisa ninguém brigar, frisou que todos os vereadores são amigos, independente de partido político. A política passa e os amigos ficam. Citou ate um caso, que precisou de um advogado para uma pessoa, e seu colega vereador Henrique Marcula lhe cedeu um, pois os vereadores são de lados opostos. Soube que tem gente intrigrado por causa de política, isso é feio, eu quero é paz. Disse o vereador, e depois foi aplaudido por todos os presentes. O vereador ainda cobrou mais empenho da secretaria de saúde em relação às campanhas contra os mosquito aedes aegypti. A secretaria cedeu uma entrevista na radio Educadora AM, e falou que a secretaria esta empenhada na campanha, e que inclusive na sexta-feira feira de carnaval, foi feito uma campanha de adesivação em veículos alertando a população sobre o mosquito.



O Vereador Zé Neto lembrou que Belém já foi muito forte na agricultura, e faltou habilidade politica na época, para que o município perdesse essa força e grandes investimentos na agricultura. O vereador também culpou a Chesf por esse fato.

Ze neto citou os nomes de Drº Henrique Marcula e Drº Hugo, para serem lembrando na escolha para prefeito de seu grupo, já que ainda não sabemos quem será nosso candidato. Sabe que Licinio esta sendo o único candidato certo. O vereador confirmou que vai para reeleição, vai colocar seu novamente ao crivo dos eleitores belemitas.

A reunião no poder legislativo de Belém, foi “mais uma reunião” nem parecia ser a primeira reunião do ano, onde deveria ter a presença maciça da população e ate de secretários para prestigiar o primeiro dia de trabalho dos fiscais do povo. O povo esta cada vez mais, desinteressado em saber o que seus representante estão fazendo em prol de seu município. Então podemos dizer, apesar das reclamações citadas no inicio da matéria, que Belém esta muito bem obrigado!


Nenhum comentário: