Juazeiro - Na realidade
do Semiárido, a Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro e que ocupa mais
da metade do território baiano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE). Com o objetivo de fortalecer a base produtiva e gerencial
da criação de caprinos e ovinos do Território de Identidade Sertão do São
Francisco, o Projeto Bioma Caatinga - Ciclo II abre edital para credenciamento
de empresas para a prestação de serviços de Agentes de Desenvolvimento Rural
Sustentável, com capacidade técnica e experiência.
Nesse segundo ciclo, os
Agentes devem atender diretamente a 1.054 produtores da agricultura familiar do
segmento de caprinovinocultura e a 186 micro e pequenas empresas de outros elos
integradores da cadeia produtiva. A atuação acontece durante o período de um
ano, e presta assistência técnica, gerencial e ambiental aos produtores dos
municípios de Juazeiro, Curaçá, Uauá, Casa Nova e Remanso que, juntos,
concentram 80% de todo rebanho de ovinos e caprinos do Território Sertão do São
Francisco.
Os interessados têm de
28 de março a 11 de abril para efetuar as inscrições no site do Sebrae Bahia,
na página de Editais, onde está disponível o Edital Bioma Caatinga. O envio da
documentação exigida em edital deve ser feita via postal para o endereço Rua
Horácio César, 64, Largo dos Aflitos, Salvador, Bahia, CEP 40.060.350,
endereçado ao Processo de Credenciamento Sebrae/BA. Para participar, é preciso
possuir um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) para validar a
inscrição, além de ter em seus quadros profissionais indicados para atender a
critérios específicos, conforme edital.
Antes de ir a campo, os
selecionados irão participar do programa de capacitação promovido pelo Sebrae
em parceria com o Banco do Brasil e Fundação Banco do Brasil, com duração de 80
horas, dividido em três módulos, sendo um de formação geral de Agentes de
Desenvolvimento, outro de formação específica para a atividade de
caprinovinocultura e o último com conteúdo de gestão.
O coordenador da ação
no Sebrae Juazeiro, Carlos Robério Araújo, explica que a essência do projeto é
a orientação técnica e o gerenciamento para impulsionar ainda mais o desenvolvimento
local. “Os profissionais contratados vão acompanhar a rotina do produtor rural,
conhecer suas necessidades e, além das orientações técnicas, irão trabalhar e
dar uma dinâmica à construção de um importante elo entre os negócios que
envolvem as atividades da caprinocultura e ovinocultura e que podem ajudar a
melhorar as condições de vida no campo”, esclarece.
Ao todo o edital trará
34 vagas de nível médio para atuação na área rural, 6 de nível médio para área
urbana, 1 agente de comunicação e 2 supervisores técnicos. “A expectativa é
positiva, pois sabemos do dinamismo da região e da importância do Projeto Bioma
Caatinga, atendendo a produtores e empresas dos elos de insumo, produção,
beneficiamento e comercialização da região, que tem significativa relevância no
rebanho e produção pecuária de ovinos e caprinos”, ressalta a colaboradora da
Coordenação de Agronegócios (CAGR) do Sebrae Bahia, Adriana Moura.
Mais informações sobre
a seleção podem ser obtidas através do e-mail: bioma.caatinga@ba.sebrae.com.br.
Projeto Bioma Caatinga
A estratégia tem
atuação nos Estados com parte do território na Caatinga, e nasceu de uma
articulação entre o Sebrae, Banco do Brasil e a Fundação Banco do Brasil,
através do Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS).
Colaboram ainda com o
projeto na Bahia e integram o Comitê Gestor o Governo do Estado da Bahia, por
intermédio da Casa Civil, Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma
Agrária do Estado da Bahia (SEAGRI), Companhia de Desenvolvimento e Ação
Regional (CAR), Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Agência de Defesa
Agropecuária da Bahia (ADAB); Governo Federal, com Companhia de Desenvolvimento
dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido), Universidade Federal do Vale do São
Francisco (UNIVASF), Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Ministério do
Desenvolvimento Agrário (MDA), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e
Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf); Sistema FAEB/SENAR e Sindicatos
Rurais, Prefeituras Municipais, Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na
Agricultura no Estado da Bahia (Fetag) e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais,
Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB/SESCOOP) e
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Além do envolvimento das
Prefeituras Municipais e agências do Banco do Brasil de Uauá, Curaçá, Juazeiro,
Casa Nova e Remanso, municípios beneficiados com o programa na Bahia.
O Ciclo I aconteceu no
período de 2012 a 2014, atendendo 1,2 mil famílias de produtores rurais da
agricultura familiar e 150 micro e pequenas empresas.
Agência Sebrae de
Notícias Bahia
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